domingo, 29 de março de 2009

O aquecimento global na moda

Agora foi: antes restrito aos círculos acadêmicos, rodas de ambientalistas e veículos especializados, o tema do efeito estufa está na boca dos empresários, políticos e cidadãos minimamente informados. Jornal Nacional, Fantástico, a mocinha da novela, todos ajudam a disseminar, antes tarde do que nunca, informações sobre os efeitos nefastos das mudanças climáticas.
Resta saber como a questão será assimilada pela sociedade. Por enquanto, pouco se fala em mudar profundamente as formas de produção e de consumo. É como se o tema subitamente tivesse entrado em voga e saísse de moda no ritmo das coleções que desfilam pelas passarelas do São Paulo Fashion Week - evento devidamente "neutralizado", ou seja, com suas emissões de carbono compensadas pelo plantio de árvores, que através da fotossíntese retiram e armazenam o dióxido de carbono da atmosfera.

A 22ª edição da SPFW levantou o tema da sustentabilidade, tanto na neutralização dos gases como no estímulo à reciclagem de lixo, na busca de tecidos mais amigáveis ao meio ambiente, e no uso de materiais certificados em seus lounges.
Talvez tenha ajudado a disseminar alguns conceitos, mas é preciso dizer que moda e sustentabilidade soam antagônicos. Uma é efêmera, a outra é perene. A primeira estimula o consumo, a segunda questiona o consumismo. Uma pesquisa da Universidade de Cambridge, intitulada "Bem Vestido?" aponta a indústria de moda como uma das grandes emissoras de carbono no mundo.

Nada pior e sem estilo que aquelas infames e frágeis sacolinhas plásticas que você recebe em super e hipermercados. Pois bem, além disso, elas agridem o meio ambiente. Pensando nisso, a moda une glamour às causas nobres e emplaca um sucesso fabuloso que poderia virar costume mundial: I’m not a plastic bag é a bolsa do momento! A designer inglesa Anya Hindmarch teve uma sacada simples e mega bacana:quando você for às compras, carregue sua sacola. “I’m not…” é grande o suficiente para carregar o conteúdo de nove sacolinhas de plástico. Produzida em edição limitada e usada por estrelas de Hollywood, as sacolas amigas da natureza já têm data pra uma nova edição: em junho, será lançada nos Estados Unidos e no Canadá e em julho, chega ao Japão e em Milão!

A casa Hermès lançou sacolas que podem ser dobradas e carregadas dentro de pastas de laptop, ou mesmo dentro de bolsas comuns, ideais para viajantes! Quando a vontade de sair às compras bater, nada melhor do que estar preparado com uma sacola ecológica.

Você sabia? Uma sacola de plástico pode levar até duzentos anos para ser desintegrada. E ela não é bio-degradável, ou seja, solta partículas químicas no solo que poluem a terra e as águas.