segunda-feira, 30 de março de 2009


E assim como a moda, o design pode servir como espelho da sociedade. Os recentes acontecimento catastróficos, e ações humanas abomináveis, culminaram numa estética obscura, sombria, com estilo neo-gótico.

Na moda, tivemos as coleções da Dior, por John Galliano, e Undercorver de Jun Takahashi, como principal expoente desta tendência. No design tivemos as louças com caveiras e armas do Sutdio Job, as silhuetas tremidas dos móveis Clay por Maarten, por exemplo.

Até mesmo os computadores e gadgets eletrônicos foram influenciados por toda essa obscuridade. iPods, celulares, aparelhos de som, e até o clássico Apple MacBook, ganharam versões pretas.

Ecosemana

Avisamos a todos que do dia:
06/03/09 ao 09/03/09
Terá a ecosemana no colégio
Nec, Mogi das Cruzes, São Paulo.
Programção:
Segunda - Coleta seletiva(ed. infantil)
Terça - Coleta seletiva(ensino fundamental 1)
Quarta - Dia da Fruta(todos)
Quinta - Palestra(Ensino Medio)

Moda e Sustentabilidade


Convidada pelo Senac Fortaleza, a pesquisadora e designer têxtil Lilyan Berlim realizou uma paletra, nesta útlima terça-feira, com o tema "Moda contemporânea e sustentabilidade". Objeto de sua tese de mestrado, Lilyan alertou para os perigos da indústria têxtil, apontada por ela, uma das maiores e mais poluentes do planeta. No entanto, citou diversas iniciativas de marcas conceituadas no mercado, como a Osklen, que já utiliza algodão orgânico nas produções de suas peças. A pesquisadora ainda ressaltou a importância de estilistas como Linda Loudermilk e Stella McCartney como referências da moda com preocupação sustentável e social.Grifes como Edun, (RED), One, do cantor Bono Vox, e L.E.N.Y (Limited Edition NY) também abraçaram iniciativas que pretendem penetrar em questões mais densas, como a situação atual do continente africano e a preservação de animais.No Brasil, Lilyan Berlim apresentou nomes como Ronaldo Fraga e Lino Villaventura como referências pela exaltação da identidade nacional.Enfim, assunto que não foi esgotado em apenas duas horas de palestra. E muito mais será apresentado e discutido na Sala de Moda...Lilyan Berlim é pesquisadora e designer têxtil atuando no desenvolvimento de estampas para diversas marcas como Tessuti, Animale, Carlos Tufveson, Ateen e outros ícones da moda carioca. Artista plástica e especialista em Arte e Educação, também é mestre em Ciência Ambiental. Coordena o curso de Estilismo da Escola de Moda Cândido Mendes, em Niterói (RJ), e leciona as disciplinas de Design Têxtil, Técnicas de Cores e Moda e Cultura Contenporânea.