segunda-feira, 1 de junho de 2009

Entrevista com Eber Lopes Ferreira

O Fashion Rio não foi marcado apenas pelas marcas apresentando as tendências do Verão 2007/08 nas passarelas.Um ponto extremamente forte foi o lançamento do selo NOW® (Natural Organic World), nos desfiles da Cantão e da Redley.Esse é o primeiro selo a garantir a correção ecológica em todas as etapas da produção têxtil. A seguir confiraa entrevista com Eber Lopes Ferreira – sócio-diretor da Coexis, que dentre outros assuntos comenta as dificuldades que o selo têm em relação ao jeans.
GUIA JEANSWEAR - Quais marcas brasileiras já possuem o selo NOW®?
Eber Lopes Ferreira - O selo NOW® foi lançado no Fashion Rio com duas marcas nacionais (Redley e Cantão). Estamos desenvolvendo neste momento produtos para coleções de alguns clientes nacionais e internacionais, porém ainda não podemos divulgar.
GJ - Por quais processos as empresas passam para conseguir o certificado NOW®?
ELF - Na verdade NOW® é um selo e não um certificado. Este selo assina peças que são criadas, desenvolvidas, produzidas e comercializadas, com: algodão orgânico, tintas com corantes naturais e processadas dentro de critérios e normas estabelecidaspor institutos internacionais de certificação orgânica. Apenas algumas indústrias no Brasil estão incluídas dentro da cadeia de produção certificada do selo NOW®. Ou seja, todos os produtos encontrados no mercado com a etiqueta NOW® atestam que são: algodão orgânico, corante natural, processos eco-friendly, inclusão social.
GJ - Isto é economicamente viável?
ELF - Sim. Todas as etapas são inspecionadas pelo IBD - Instituto Biodinâmico, que certifica todo o processo como orgânico. Existe obviamente um custo mais elevado na matéria-prima, que é adquirida com 30% de sobrepreço sobre o valor pago em bolsa, que é a maneira que encontramos para estimular os agricultores. Além de o custo industrial ser maior do que um produto convencional, uma vez que todas as etapas produtivas são interrompidas, as máquinas e o setor sao higienizados para não haver contaminação e fora isto tem os óbvios custos de controle e administração que são mais altos. Estamos neste momento sacrificando margem para o crescimento do negócio, porém ele é economicamente viável. Entramos no mercado com produtos referencialmente mais caros, porém, com grande valor agregado e respeitando os target prices de mercado para os principais produtos que são: jeans, camisetas, calças em sarja, camisas, etc.
GJ - Qual a maior dificuldade que o selo tem em relação ao jeans?
ELF - O primeiro dificultador sempre é o algodão orgânico certificado. Vencida a etapa da matéria-prima, as principais dificuldades do processo, são:a) desenvolvimento de corantes de origem natural para substituição do corante índigo (químico);b) substituição dos redutores químicos, como hidrosulfito de sódio;c) lavagens que permitam desbotamento sem utilização de químicos como o cloro.
GJ - Quais tecelagens de Denim possuem certificação ou estão próximas a conseguirem?
ELF -Toda a produção do tecido Denim é feita hoje na Tecelagem São José, sob facção para a Coexis. A Coexis detém o know-how, a matéria-prima orgânica, fornece o índigo de origem vegetal, os auxiliares corretos e acompanha a produção.
GJ - A Coexis certifica a empresa como um todo ou uma linha de produtos?
ELF - Quem certifica como produto orgânico é uma instituição independente chamada IBD - Instituto Biodinâmico, que é uma certificadora de produtos orgânicos reconhecida internacionalmente. A Coexis desenvolve todo o processo nas empresas e fornece todo o know-how, matéria-prima e produtos acessórios para a fabricação dos tecidos.
GJ – Atualmente, qual a demanda de empresas em relação ao selo NOW®?
ELF - Felizmente existem muitas marcas e redes de varejo que entendem a necessidade do mercado de moda colaborar com o tema da sustentabilidade, da correção, do mercado honrado e da inclusão social, que são os preceitos do selo NOW®. Estamos negociando com importantes players do mercado de moda linhas de produtos NOW® dentro de algumas das mais importantes marcas. Entretanto por uma questão estratégica é preferível manter sigilo por enquanto.

Um rapper ecologico

Pharrell Williams, o rapper fashionista, resolveu entrar pro ramo da moda sustentável. É que depois da linha de jóias e óculos que fez para a Louis Vuitton no começo do ano, o bad boy se junta agora à Bionic Yarn – ele é sócio, investidor e porta-voz da empresa, que produz tecidos sustentáveis a partir de fibras de garrafas de plástico recicladas. “Estou tão interessado na tecnologia por trás disso. Também estou muito preocupado com o meio ambiente e quero me esforçar para fazer um mundo melhor”, disse Pharrell. Por enquanto, a Bionic faz malas, carteiras, jeans, sapatos e móveis pra casa. “Queremos produzir tecidos de qualidade, mas que também sejam sustentáveis”, continua. Boa iniciativa!