domingo, 7 de junho de 2009

Moda Sustentável Outono & Inverno 2009

A inspiração eco-friendly - ou de sustentabilidade - é uma tendência forte e retrata como as marcas estão trabalhando para produzir mais, melhor e sem prejudicar o ecossistema. Essa tendência está presente, por exemplo, nas novas lavagens de jeans, novos fios, além das cores e texturas. A marca Redley, no último Fashion Rio, mostrou uma coleção em tecidos ecológicos e com uma moda em sintonia com a natureza. Em desfile na lindíssima e bucólica Floresta da Tijuca, usou cores que representam essa idéia: o verde musgo, marrom, azul, pontuados pelo ferrugem, laranja e mostarda.
Outra marca que aderiu a sustentabilidade é a Osklen, que usa o selo e-fabrics, lançado em janeiro de 2007 no SPFW. O selo foi concebido a tecidos e materiais de origem sustentável. No último desfile na SPFW, a marca utilizou tecidos orgânicos como couro vegetal e lã artesanal. As cores utilizadas na última coleção foram variantes do cinza , preto e branco.Quanto ao selo e-fabrics, ao concedê-lo às marcas e materiais, são avaliados cinco critérios: sustentabilidade da matéria-prima utilizada, impacto do processo produtivo no meio ambiente natural; resgate e preservação da diversidade e tradições culturais; fomento às relações éticas com comunidades e colaboradores, design e atributos comerciais.
A tendência eco já é uma realidade de mercado - todos entenderam a urgência desse assunto e a cada dia mais marcas estão aderindo e mais fornecedores desenvolvendo produtos ecológicamente corretos. Nossa torcida fica para que em médio prazo esse produtos que, hoje, são caríssimos, sejam mais democráticos. Para que cada um possa fazer a sua parte, sem comprometer seu bolso.