segunda-feira, 15 de junho de 2009

Moda e Sustentabilidade na Newton Paiva


Aproveitando a Semana do Meio Ambiente, alunos do primeiro período de Relações Públicas organizaram o 1º Moda e Sustentabilidade, na Newton Paiva. O evento foi realizado no dia 4 de junho, na Unidade Tiradentes. A professora de Português Lívia Guimarães, juntamente com os alunos, propôs fazer um desfile de moda com roupas de materiais reaproveitáveis.
Segundo Lívia, a ideia do evento surgiu por meio do estudo da obra “Não Verás País Nenhum”, de Loyola Brandão, uma visão crítica do ser humano com relação ao meio ambiente, que aborda as consequências das repetidas agressões ao nosso habitat: ”A ideia é chamar a atenção das pessoas para a questão do meio ambiente’’, disse. Lívia destacou que a noite marcou o lançamento do Selo Verde, iniciativa da turma que organizou o desfile. O Selo Verde visa executar projetos e eventos voltados para sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

ONG traz moda e sustentabilidade para a favela de Paraisópolis


A Florescer comemora 19 anos de projeto que nasceu na cidade de São Manuel, interior paulista, pelas mãos de Nadia R. Bacchi - mãe da modelo e atriz Karina Bacchi.Localizada na favela de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, a ONG Florescer fica em uma área onde predominam ruelas estreitas, sem placas. Ali está a segunda maior comunidade carente de São Paulo, com cerca de 85 mil habitantes. Só perde para Heliópolis, na mesma região, cuja população é de 120 mil. Em junho, a Florescer comemora 19 anos de existência. O projeto nasceu na cidade de São Manuel, interior paulista, pelas mãos de Nadia R. Bacchi - mãe da modelo e atriz Karina Bacchi -, mas se firmou mesmo na capital. Como madrinha da ONG, a filha Karina divulga o trabalho que hoje se tornou a principal fonte de renda da entidade, o Recicla Jeans. O projeto confecciona roupas femininas a partir da reciclagem de jeans usados e descartados, de resíduos têxteis, como retalhos e peças não aprovadas pelo controle de qualidade. Vinte costureiras moradoras de Paraisópolis são as responsáveis pela confecção das peças, que são vendidas no Shopping D, zona norte, e agora também no espaço do badalado cabeleireiro Mauro Freire, nos Jardins. Ambas as vendas são formas de apoio e reconhecimento aos anos de atuação da ONG, que já conquistou prêmios como o Quality International e Revelação Nacional. A criação de casacos, vestidos, sacolas, bolsas, pufes, broches na forma de flor, brindes para empresas e muitos outros acessórios ficam por conta da própria Nadia, que já foi dona de uma marca de moda feminina. A partir da experiência no mundo da moda, percebeu como esse ramo seria uma boa saída para alavancar fundos para a instituição.

Ana Cândida Zanesco

Fundadora do Instituto Ecotece, parceiro do idds. É assessora do concurso de moda sócio-ambiental Eco Fashion Brasil. Foi responsável pelo lançamento, no Brasil, do vídeo Fibra Ética: Algodão Orgânico, em parceria com a ONG britânica PAN-UK, em 2007. Trabalhou na organização da III Conferência Latino-Americana de Algodão Orgânico em parceria com a ONG Organic Exchange, em 2008. Participou da Conferência Global de Têxteis Orgânicos, na California em 2007 e em Portugal, em 2008.

Website: http://www.ecotece.org.br/