segunda-feira, 5 de outubro de 2009


Afinal, quem ainda não detectou os novos valores do luxo na moda pós-moderna? Legitimidade da marca, qualidade do produto, prazer estético e psicológico são valores do luxo pós-moderno.Atualmente, uma das coisas que também ajudam a criar uma identidade de luxo na marca é o carimbo que corresponde ao comércio justo e à sustentabilidade. Criando assim não só valores de compra, mas de sensibilização com a sociedade.Segundo o filósofo Gilles Lipovetsky, as marcas de luxo devem igualmente justificar seu valor agregado por sua legitimidade e identidade.


TECIDOS DE LUXO A estilista Caru, da marca Landacarú, que desfilou pela primeira vez no Rio Moda Hype do Fashion Rio, cria coleções especialmente de luxo para apreciadores da moda com identidade brasileira. Seu trabalho envolve tecidos feitos à mão em teares e tingidos com corantes naturais em Florianópolis. Seguindo um conceito ecológico, a roupa de Caru tem um estilo urbano com modelagens amplas. Ou seja, a estilista interpreta as necessidades de um luxo novo ao fiar, tear e tingir ela mesma, a roupa que vai oferecer ao mercado consumidor. Em seu livro O Luxo Eterno, Gilles Lipovetsky diz que enquanto as grandes marcas de luxo lançam cada vez mais artigos acessíveis, como perfumes e acessórios, os grupos industriais de grande consumo anunciam sua vontade de investir nos segmentos superiores do mercado como a moda sustentável e comércio justo.É o caso da empresa Focus Têxtil, com capital de investimento 100% nacional , que investiu na malha Ecologic Bamboo, ou seja, um tipo de malha composta por 93% de fibra de bambu e 7% de elastano, ecologicamente correta por sua composição 100% biodegradável e com ação antibactericida. Uma moda com melhor qualidade, com o conceito que agrega a valorização do artesanal e um intenso processo de pesquisa com informações sobre as tendências, são algumas das contribuições do novo luxo moderno para que a empresa cresça dentro do mercado brasileiro da moda.