segunda-feira, 20 de julho de 2009

A Moda Consciente

A nova onda no mundo dos fashionistas modernos e engajados é a sustentabilidade. Muitas marcas que têm a consciência do estrago que uma indústria faz no meio ambiente e tentam remediar e/ou diminuir o mesmo; seja utilizando corantes naturais, algodão orgânico que não usa de inseticidas, fibra de bambu, plástico PET reciclado e até reflorestamento. E isso não quer dizer que as roupas terão aquela cara de customizada com tampinhas de garrafas, tanto visto em trabalhos de escola infantil que quer ensinar os poderes da reciclagem para os alunos de terceira série. Marcas novas e ultra-descoladas como a SANS de Nova York, apresentaram uma coleção muito inteligente, desconstruída nos melhores padrões do japonismo, e que nem parece que todo material é eco-correct. No site da marca (http://www.s-a-n-s.com) ainda pode-se comprar as meias de soja, meias ¾ com padrão de losango estilizado daquelas usadas pelos nossos avôs e que serão tendência no inverno do ano que vem, que são feitas de seda de soja vinda da China.
Além da SANS, outras marcas como a EDUN do vocalista do U2, Bono Vox, sua mulher, Ali Hewson e o designer Rogan Gregory, além de usar matérias sustentáveis tem as fabricas construídas em paises de 3° mundo sem explorar mão de obra. Os salários são justos, o que ajuda na economia e melhoria de vida desses lugares.
Logicamente, há um porém: como tudo no mundo que é novo, é mais caro. Mas se pensarmos que vamos pagar um pouco a mais, imagine que seja uma indenização por anos de descaso.